Empreendimento está sendo construído na área que abrigou por 94 anos a Vinícola Salton. A Pittol de Bento está inserida em um projeto de valorização do patrimônio histórico e turístico.


O Piazza Salton é um lugar para se admirar e que tem forte relação com a história de Bento Gonçalves. É entre a vinícola e a Igreja Matriz Santo Antônio que está a Cruzinha. O monumento que marca o local onde foi enterrado um tropeiro alemão, que tinha como ofício a demarcação de terras no período pré-colonização. Este é um dos marcos que simboliza o surgimento da cidade de Bento.


O valor histórico do Piazza Salton foi decisivo para a preservação das fachadas da vinícola mais antiga do Brasil em atividade. O projeto vai revitalizar um patrimônio que tem ligação direta com o desenvolvimento de Bento Gonçalves e da produção de vinhos no Brasil. As fachadas guardam memórias dos bons tempos e serão restauradas mantendo a cor original.


Com a concretização do projeto do Piazza Salton, o turismo urbano de Bento Gonçalves passa a contar com um forte aliado para atrair os turistas para o centro da cidade, beneficiando o comércio e os serviços. Em 2019 o município registrou um fluxo de 1,5 milhão de visitantes, além de estar inserido em um eixo com mais de 1 milhão de moradores na região metropolitana de Caxias do Sul.